13 de Maio, 2013 - 16:12 ( Brasília )

DN - Reator Multiprpósito - LAAD Bastidores - TAM 2C


 

Edição 08/2013 - 10 Maio 2013

www.defesanet.com.br

 
O  mais importante portal especializado em
Defesa, Estratégia, Inteligência & Segurança
da América Latina
Mundo Militar

Ari Matos Cardoso - Assumiu na sexta-feira (03ABR13), o cargo de primeiro secretário-geral nomeado para o Ministério da Defesa. Ocupava o cargo de titular de Coordenação e Organização Institucional do ministério.

MD - Secretário-geral toma posse Dr Ari Matos Cardoso Link

Secretário-Geral MD - Discurso de Posse Dr Ari Matos Cardoso Link

 

MD Apresenta Projetos da Defesa Nacional

O ministro da Defesa, Celso Amorim, apresentou em audiência pública no Senado Federal os principais projetos em curso para as Forças Armadas. Em sua exposição, disse que a concretização e a manutenção desses programas depende de investimento contínuo e voltou a defender que o volume de recursos dedicados à Defesa passe dos atuais 1,5% para 2% do Produto Interno Bruto (PIB), num prazo de dez anos. A audiência aconteceu na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional.

Uma apresentação dos pontos relevantes da exposição do Ministro Celso Amorim é dada no artigo:

CRE - Amorim Apresenta Projetos da Defesa Nacional Link

Facebook Fanpage DefesaNet

Facebook Fanpage - Agora você pode acompanhar o Defesanet no Facebook com novidades tecnológicas e as principais notícias sempre atualizadas. Imagens, fotos e comentários, você pode fazer parte de tudo isso ativamente.

Curta a nossa Fanpage! Clique aqui

LAAD Bastidores 6 - SGDC - A Guerra dos Satélites


Na noite da última-sexta-feira (03ABR13), a empresa VISIONA anunciou o short-list para os três fornecedores de satélites. Uma guerra discreta mas feroz.

Uma competição surda ocorria durante a LAAD Defence and Security 2013, era a Guerra dos Satélites, ou melhor a do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), e da implantação da sua infraestrutura de solo.

No dia 8 de Abril, anterior à abertura da LAAD, foram entregues pelos competidores as propostas técnicas . Uma semana após foram entregues as propostas comerciais, ambas à VISIONA Tecnologia Espacial S.A.,empresa criada pela EMBRAER (51%) e TELEBRAS (49%).

LAAD Bastidores 6 - SGDC - A Guerra dos Satélites Link

LAAD Bastidores 7 - O Tour Ministerial

O Ministro da Defesa Embaixador Celso Amorim surpreendeu a expositores e visitantes durante a LAAD Defence and Security 2013. Primeiro por estender a sua presença até a manhã do último dia da feira.

Segundo pelos seus tours em visita à feira, falando com expositores e para surpresa de muitos visitantes cruzarem com o ministro.

Com uma segurança mínima, acompanhado pelo ajudante de ordens e assessor de imprensa o ministro circulou com desenvoltura pelos stands da LAAD

LAAD Bastidores 7 - O Tour Ministerial Link

TAM 2C o futuro CC da Argentina

No dia 26 de abril, por ocasião do dia da Cavalaria do Exército Argentino, foi  apresentado o carro de combate médio argentino  (TAM Tanque Argentino Mediano) modernizado.

 Após  mais de dois anos de trabalho, que incluiu uma primeira fase de nove meses para estudos de viabilidade e assinatura de contrato com a empresa israelense  ELBIT, e uma segunda fase de um ano e sete meses de estudo estrutural, concepção e fabrico de componentes, foi entregue o  primeiro protótipo TAM 2C.


TAM 2C o futuro CC da Argentina Link
Reator Multipropósito Brasileiro - Assinado o Contrato

Na segunda-feira (6MAI13), na sede da CNEN, no Rio de Janeiro, foi realizada a assinatura do contrato com a empresa argentina INVAP, que vai elaborar o projeto básico dos itens e sistemas nucleares do reator.

O Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), empreendimento a cargo da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), deverá entrar em funcionamento em 2018, no município de Iperó, no interior de São Paulo. Trata-se de um reator nuclear de pesquisa multipropósito que tem como uma de suas finalidades a produção de radioisótopos, que são a base para os radiofármacos utilizados na Medicina Nuclear e para produção de fontes radioativas usadas em aplicações na indústria, na agricultura e no meio ambiente.

Reator Multipropósito Brasileiro - Assinado o Contrato Link

Reator Nuclear Multipropósito: cooperação estratégica Brasil e Argentina Link

Visita Presidente Alemanha I

O Presidente da República Federal da Alemanha, Joachim Gauck, realiza visita ao Brasil no período de 13 a 16 de maio. O Chefe de Estado alemão visitará São Paulo e Rio de Janeiro.

Na capital paulista, manterá reunião de trabalho com a Presidenta Dilma Rousseff no dia 13, quando ambos os Presidentes participarão da cerimônia de abertura do 31° Encontro Econômico Brasil-Alemanha. Sua viagem ao Brasil é a primeira que faz ao exterior acompanhado de delegação empresarial.

O Brasil é o maior parceiro comercial da Alemanha na América Latina. O intercâmbio comercial bilateral cresceu três vezes nos últimos dez anos, evoluindo de US$ 6,96 bilhões em 2002 para US$ 21,5 bilhões em 2012; hoje representa 22% do fluxo comercial com a União Europeia.

 

Visita Presidente Alemanha II

Excluindo o PROSUB a Alemanha é hoje o maior fornecedor de equipamentos e sistemas militares e de segurança ao Brasil. Inclui fornecimento de blindados, aeronaves, helicópteros, equipamentos eletrônicos.

Além de uma posição mais agressiva nos mercado internacional de defesa como é demonstrado nas recentes vendas de equipamentos militares à Indonésia, Arábia Saudita e Qatar.

Alemanha: Berlim Aprova venda Blindados para Indonésia

ARMAS – Vítimas são maiores na Imprensa
e Percepção da População

 

 

Nelson Düring
Editor-Chefe DefesaNet

Como um tsunami, a cada “massacre” de um atirador, que ocorre quase sempre nos Estados Unidos a imprensa e políticos sugerem e tentam impor desarmamento civil como a solução de todos os males.


Os dados liberados pelo  PEW Research Center  divulgados, no dia 7 de Maio,mostram uma realidade contrária a que a imprensa impinge aos cidadãos.

Em um período de 20 anos, considerado o pique de 1993 até 2013 houve uma redução  nos homicídios com armas de fogo (- 49%), atos violentos com armas de fogo (-75%), crimes violentos sem armas de fogo (-72%).

Porém a percepção da população é ao contrário. Para a maioria da população americana (56%) acreditam que os índices de crimes com armas de fogo aumentaram em relação há 20 anos atrás.

Os chamados “Massacres” (Public mass shootings) representam menos que 1% dos homicídios por armas de fogo.Porém eles atraem uma intensa cobertura de imprensa gerada pelo interesse do Público e preocupação deste. Os “massacres”, em Newtown, Connecticut, Aurora, Colorado, e Tucson, Arizona, foram as notícias de maior repercussão nos últimos anos.

O próprio PEW Research não consegue identificar as razões desta queda na criminalidade, porém a receita simplista do desarmamento certamente não é a causa.

ARMAS – Vítimas são maiores na Imprensa e Percepção da População Link

ARMAS - Venda para EUA sobe 187,5 por cento na gestão Lula Link

Bravo D. Odete -Tiros certeiros aos 88 anos Link

ARMAS – Surpresa, Eleitores Republicanos e Democratas desejam tê-las para proteção Link

 

Canais DefesaNet
Facebook Fanpage Link
You Tube http://www.youtube.com/defesanet
Twitter http://twitter.com/defesanet

Para receber o DN inscreva-se na página inicial do DefesaNet