04 de Fevereiro, 2013 - 12:10 ( Brasília )

Seul e Washington iniciam exercício naval no Mar do Japão


Coreia do Sul e Estados Unidos iniciaram nesta segunda-feira um exercício militar conjunto no Mar do Leste (Mar do Japão), informou à Agência Efe um porta-voz do Ministério da Defesa de Seul, em um momento de "alta tensão", após o anúncio norte-coreano de realizar um novo teste nuclear.

O exercício, destinado a "coordenar as forças navais dos dois aliados perante uma eventual provocação da Coreia do Norte", não está relacionado, no entanto, com o possível teste nuclear do país vizinho, já que "estava programado há um ano", assegurou o porta-voz.

A fonte disse que, em todo caso, a península coreana vive um momento de "alta tensão" desde que o regime de Kim Jong-un anunciou há duas semanas que realizará em breve um terceiro teste nuclear "de maior nível" que os dois anteriores realizados em 2006 e 2009.

Além do submarino norte-americano "USS San Francisco", armado com mísseis de cruzeiro Tomahawk, também participa nos exercícios o destróier "USS Shiloh", de 9,8 mil toneladas.

"As manobras incluem operações de treinamento no mar, a detecção e acompanhamento de um submarino, treinamentos com disparos reais antimíssil, antiaéreos e antinavios", disse uma fonte militar à agência sul-coreana Yonhap.

Com agências: EFE/AFP
Imagem: US NAVY