31 de Janeiro, 2013 - 09:03 ( Brasília )

Escola Naval realiza Cerimônia de Declaração de Guardas-Marinha 2012


No dia 08 de dezembro de 2012, os Aspirantes integrantes da Turma “Almirante Graça Aranha” receberam suas espadas, símbolo do Oficial de Marinha.

Formaram-se, nesse dia, 204 Guardas-Marinha, que realizarão no ano de 2013, o Ciclo Pós-Escolar da Escola Naval, com um ano de duração, que se encerrará com a Viagem de Instrução a bordo do Navio-Escola “Brasil”, onde complementarão sua formação profissional-naval.

Cantando a canção “Viva a Marinha”, de autoria do Aspirante Luiz Felipe Menezes de Magalhães, desfilou o Grupamento Escolar, comandado pelo Capitão-de-Fragata Alexander Reis Leite, Comandante do Corpo de Aspirantes.

Abrilhantaram a cerimônia alguns meios navais, aeronavais e de fuzileiros navais. No campo de esportes estiveram posicionadas uma aeronave “Bell Jet Ranger” e uma aeronave HU 12/13 “Esquilo”, pertencentes à Força Aeronaval, além de um Carro Lagarta Anfíbio de transporte de pessoal, um Carro de Combate Leve “SK-105A2S”, uma Viatura Blindada Especial sobre rodas 8X8 “PIRANHA-III CHARLIE” e uma Viatura Blindada Especial sobre lagartas M-113, pertencentes ao Corpo de Fuzileiros Navais. No mar, encontraram-se dispostos a Corveta “Barroso”, o Submarino “Tikuna”, o Navio Hidroceanográfico Faroleiro “Almirante Graça Aranha”, três Avisos de Instrução e quatro veleiros do Grêmio de Vela da Escola Naval.

Estiveram presentes na cerimônia, o Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, o Ministro de Estado da Defesa, Embaixador Celso Amorim, bem como autoridades civis e militares.