IAB e MB lançam concurso público de arquitetura e projetos complementares para reconstrução da estação científica do Brasil na Antártica


Texto corrigido as 14H41 21 Jan 2013

No dia 22 de janeiro, a Marinha do Brasil (MB) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) lançam o Concurso de Projetos de Arquitetura e Complementares para a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), que irá selecionar o melhor projeto para as instalações da nova Estação científica brasileira na Antártica.

O evento, que será realizado na sede do IAB, no Rio de Janeiro, às 11h, contará com a presença do Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, do Presidente do IAB, Arquiteto Sérgio Ferraz Magalhães, além de representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Ministério do Meio Ambiente (MMA), da Frente Parlamentar de Apoio ao Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), de empresas privadas que cooperam com o Programa, dentre outros.

O concurso nacional e internacional será aberto à participação de arquitetos brasileiros e estrangeiros associados a escritórios brasileiros. O caráter internacional do concurso tem como objetivo promover intercâmbio de conhecimento entre profissionais de diversos países e estimular a inovação tecnológica. Além disso, para que a nova EACF incorpore todos os requisitos técnicos e ambientais, será exigida a formação de uma equipe multidisciplinar constituída por diversos especialistas, sob a coordenação do arquiteto responsável pela elaboração do projeto.

Com o suporte da Frente Parlamentar do PROANTAR, o concurso envolverá, além do MCTI, MMA e MB, instituições de ensino e pesquisa também engajadas no plano de reconstrução da nova Estação.

A vocação marítima e o papel geopolítico no Atlântico Sul fizeram com que o Brasil sempre demonstrasse interesse pela região antártica, principalmente pela influência que ela exerce nos fenômenos meteorológicos e oceanográficos presentes no território nacional e nas Águas Jurisdicionais Brasileiras.

Serviço:

Evento: Lançamento do Concurso de Projetos de Arquitetura e Complementares para a Estação Antártica Comandante Ferraz
Data: 22 de janeiro
Hora: 11h
Concentração: Até às 10h30, na sede do IAB, Rua Pinheiro 10, Flamengo, Rio de Janeiro-RJ

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter