17 de Janeiro, 2013 - 10:23 ( Brasília )

Tem início a Operação “Aspirantex 2013”


Aprimorar o adestramento dos meios da Esquadra, contribuir para a orientação dos Aspirantes da Escola Naval na opção de Corpo e na escolha da área de habilitação, assim como sua familiarização com a vida no mar, apoiar os comandos dos Distritos Navais e, eventualmente unidades do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira no transporte de material, além de conduzir atividades de Patrulha Naval nas proximidades da bacia petrolífera de Santos são estas as atividades a serem desenvolvidas, durante as cinco fases que compreendem a “Aspirantex 2013”.

A primeira fase foi iniciada com a desatracação do Grupo-Tarefa, do Rio de Janeiro, em 10 de janeiro, e terminará com a atracação dos navios envolvidos, no porto de Montevidéu, no Uruguai, em 17 de janeiro.

No decorrer dessa fase, já foram realizados exercícios de desatracação sob ameaça assimétrica, saída de porto com oposição de submarino, guerra eletrônica, operações aéreas, manobras táticas, navegação astronômica, manuseio de publicações e transferência de carga leve.

A segunda fase, será iniciada após a atracação em Montevidéu, em 17 de janeiro, e terminará com a desatracação do Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) “Almirante Saboia” do Porto, em 21 de janeiro.

Haverá rodízio de Aspirantes, visitação pública aos navios do Grupo-Tarefa e eventos protocolares.

Com a desatracação dos meios navais do porto de Montevidéu, em 21 de janeiro, terá início a terceira fase, na qual serão realizados exercícios, tais como: incidente de proteção marítima, transferência de óleo no mar diurna e noturna, operações aéreas, transferência de carga leve, guerra eletrônica, navegação astronômica, dentre outros.

A quarta fase terá início com a atracação nos portos de Itajaí e São Francisco do Sul, ambos em Santa Catarina, em 25 de janeiro.

Durante essa fase, serão realizados exercícios de Sabotex, visitação pública guiada aos navios do Grupo-Tarefa, adestramento de poluição hídrica e rodízio de Aspirantes.

Com a saída dos portos de Itajaí e São Francisco do Sul a “Aspirantex 2013” entra em sua última fase. No percurso até o Rio de Janeiro mais exercícios serão realizados, para o aprimoramento dos militares. A comissão estará encerrada com a chegada dos meios navais, na Base Naval do Rio de Janeiro, em 31 de janeiro.