11 de Janeiro, 2013 - 09:26 ( Brasília )

Marinha Nacional da Colômbia apreende semissubmersível


Unidades da Marinha Nacional que estão realizando operações de controle marítimo conseguiram apreender um semissubmersível em águas do Mar do Pacífico colombiano, a aproximadamente 60 milhas náuticas a oeste da foz do rio Naya, que delimita os estados de Valle del Cauca e Cauca.

A operação foi realizada por unidades aéreas e terrestres subordinadas à Força-Tarefa contra o narcotráfico “Poseidón”, da Marinha Nacional, que apreenderam o semissubmersível de autopropulsão, com aproximadamente 15 metros de comprimento e três metros de largura, e com capacidade para transportar até quatro toneladas de cloridrato de cocaína.

O semissubmersível que, ao que parece, pertencia a quadrilhas criminosas a serviço do narcotráfico, foi encontrado à deriva em alto mar, sem tripulantes nem carga.

De acordo com informações preliminares, o artefato seria carregado no local para, posteriormente, continuar a navegação até a América Central.

Este foi o primeiro semissubmersível apreendido em 2013 pela Marinha Nacional, quando em 2012 foram apreendidos oito aparelhos similares. Com essa apreensão, chegam a 82 os artefatos ilegais apreendidos ou neutralizados desde 1993, quando foi detido o primeiro semissubmersível a serviço do narcotráfico.

A Marinha Nacional continuará a desenvolver operações ofensivas em caráter permanente em sua jurisdição, com a finalidade de neutralizar as estruturas logísticas das organizações ilegais e toda sua cadeia de produção e transporte de alcaloides.