18 de Dezembro, 2012 - 10:43 ( Brasília )

A Fragata “Constituição” parte para sua missão na Força-Tarefa Marítima no Líbano


A Fragata “Constituição” (F-42) partiu, no dia 4 de dezembro, para render a Fragata “Liberal” (F-43) na Força-Tarefa Marítima (FTM) da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL), sendo o terceiro navio da Marinha do Brasil a participar da FTM-UNIFIL, onde continuará sendo o principal meio de um grupo multinacional de navios.

O futuro navio capitânia da FTM-UNIFIL desatracou da Base Naval do Rio de Janeiro, onde mais de 300 pessoas entre familiares e amigos estiveram presentes, despedindo-se da tripulação.

Comandada pelo Capitão-de-Fragata Marcos Ulisses Diniz Sobreira, a Fragata “Constituição” segue para o Líbano com umatripulação composta por 208 militares, acrescidos de mais 14 do Destacamento Aéreo Embarcado (DAE); 19 Fuzileiros Navais do Grupo de Reação contra Ameaças Assimétricas (GRAA); e 9 Mergulhadores de Combate (DstMeC), todos da Marinha, num total de 250 militares.

Atualmente, a FTM-UNIFIL é Comandada pelo Contra-Almirante Wagner Lopes de Moraes Zamith, que conta com a participação de três navios alemães; dois de Bangladesh; um da Grécia; um da Indonésia; e um da Turquia.

O término da missão da Fragata “Constituição” no Líbano e o seu retorno ao Rio de Janeiro está previsto para agosto de 2013.