17 de Dezembro, 2012 - 11:31 ( Brasília )

Fragata “Liberal” realiza exercício com Fragata da Marinha da Turquia


Em 8 de novembro, a Fragata “Liberal”, Navio Capitânia da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL), realizou exercício de light line com a Fragata “Kemalreis”, da Marinha da Turquia e também componente da FTM.

O exercício, acompanhado pelo Comandante da FTM-UNIFIL, Contra-Almirante Wagner Lopes de Moraes Zamith, além de adestrar as equipes de manobra dos navios, serviu como oportunidade para incrementar a interoperabilidade entre os meios da FTM-UNIFIL e para o fortalecimento dos laços de amizade e profissionalismo entre a Marinha do Brasil e a Marinha da Turquia.

Segundo o Comandante da Força de Superfície, Contra-Almirante Antonio Reginaldo Pontes Lima Junior, a Fragata Liberal, assim como a Fragata União, é um dos melhores meios da Força-Tarefa Marítima para operação naquela área. “Essa missão possibilita a contenção da chegada de armamentos não autorizados pelo Governo Libanês e, também, auxilia a Marinha do Líbano no seu preparo para fiscalizar suas águas.”
           
O Comandante da Fragata Liberal, Capitão de Fragata José Luiz Ferreira CANELA, possui 28 anos de vida militar, iniciando no EB aos 13 anos de idade, passando logo após para a MB.