14 de Dezembro, 2012 - 08:42 ( Brasília )

Marinha comemora o Dia do Marinheiro com condecorações e assinatura de contrato


A Marinha do Brasil comemorou nesta quinta-feira, com desfile da guarda de honra e imposição da Medalha Mérito Tamandaré, sua data magna: o Dia do Marinheiro. A cerimônia foi presidida pelo comandante da Marinha, almirante Julio Soares de Moura Neto, no Quartel dos Fuzileiros Navais, em Brasília.

Na solenidade, foi feita a leitura de mensagem da presidenta Dilma Rousseff, a qual citou a “participação da Marinha na Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah)” e “a nomeação da primeira mulher para o oficialato nas Forças Armadas, a contra-almirante Dalva Maria Carvalho Mendes”.

Depois, foi lida a Ordem do Dia do comandante da Marinha. O texto enalteceu o Marquês de Tamandaré, patrono da Força Naval. Moura Neto também destacou as principais realizações da Marinha em 2012: o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub); o comando na Força-Tarefa Marítima, componente da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM/Unifil), com a Fragata Liberal, sua atual capitânia; e a preparação da Estação Antártica Comandante Ferraz para a construção da nova base a partir do verão de 2013/2014.

No decorrer da cerimônia, cerca de 260 personalidades civis, militares e estrangeiras foram agraciadas com a Medalha Mérito Tamandaré. Entre os condecorados estavam ministros de Estado, senadores, deputados federais, militares e outros representantes de cargos no governo federal, além de servidores do Ministério da Defesa, integrantes de empresas privadas e instituições militares.

Estiveram presentes à cerimônia os comandantes do Exército e da Aeronáutica, general Enzo Martins Peri e brigadeiro Juniti Saito, respectivamente, além do chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, general José Carlos De Nardi.

Ao final da solenidade, firmou-se uma parceria entre a Marinha do Brasil e a empresa OI Telecomunicações com a assinatura de um contrato de lançamento do cartão telefônico, já em circulação, em homenagem ao Dia do Marinheiro.

Medalha Militar

Cerimônia interna, presidida pelo diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Industrial (DECTI) do Ministério da Defesa, vice-almirante Sergio Roberto Fernandes dos Santos, marcou as comemorações pelo Dia do Marinheiro ontem (12) no órgão. Na oportunidade, houve entrega de medalha em reconhecimento aos bons serviços prestados pelos oito militares da Marinha que servem na administração central.