Equador investe US$ 125 milhões na modernização de submarinos

O Equador investirá US$ 125 milhões na modernização de dois submarinos de guerra em estaleiros da Marinha do Chile, processos que se estenderão até 2014, informou em 2 de novembro o Ministério da Defesa equatoriano.

Através de um contrato assinado em janeiro de 2008, a unidade “Shyri” foi entregue por Estaleiros e Arsenais da Marinha chilena (Asmar) no dia 19 de outubro passado no porto de Talcahuano, a 500 quilômetros ao sul de Santiago, segundo um comunicado do ministério.

O documento acrescentou que o submarino “Huancavilca” se encontra no mesmo processo de modernização nas instalações do Asmar e que estará pronto em fevereiro de 2014.

“As unidades são propriedade da Força Naval equatoriana e serão incorporadas a tarefas de defesa da soberania nacional”, informou o ministério, acrescentando que o contrato inclui a capacitação de pessoal.

O documento diz ainda que a modernização “beneficiará o país, pois permitirá um maior controle do mar territorial, além de combater o narcotráfico e o crime transnacional”.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter