Operação ATLASUR-IX

Após 5 dias no mar, encerrou-se a 1a Fase de Mar da Operação “ATLASUR-IX”.  A Fragata “Amatola” da Marinha da África do Sul (MAS); a Corveta “Espora da Armada” da Argentina (ARA); a Corveta “Barroso” da Marinha do Brasil; e a Fragata “Uruguay” da Armada do Uruguai (AROU) atracaram, no dia 03 de outubro, na cidade de Cape Town, África do Sul.

Durante a referida fase foi realizados uma série de exercícios, dentre os quais se destacaram manobras táticas, tiro antiaéreo noturno, trânsitos com ameaça aérea, operações antissubmarino, operações aéreas e light-line.

Com a atracação dos navios, foi iniciada, no dia 06 de outubro, a 2a Fase de Porto da Operação, em que foram realizadas reuniões preparatórias dos eventos que estão ocorrendo durante a 2a Fase de Mar, visitação pública aos navios, além de visitas protocolares às autoridades locais.

Na 2a Fase de Mar, os navios suspenderam para realizar exercícios de confronto de forças entre o Partido Azul, Marinha do Brasil e Marinha da África do Sul, e o Partido Vermelho, Armada da Argentina e Armada do Uruguai, onde, em um cenário fictício, ocorrerão interações no mar e a inserção de forças especiais em terra. Ao término dessa fase, os navios atracaram na cidade de Simon´s Town, em 09 de outubro, onde iniciou a 3 a Fase de Porto que consistiu em reuniões de crítica dos exercícios realizados e cerimônia de encerramento da operação.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter