Marinha do Brasil participa do exercício conjunto com Marinhas amigas na Operação UNITAS LIII

A Esquadra brasileira, representada pela Fragata Greenhalgh, participou, no período de 16 a 28 de setembro, do mais antigo exercício conjunto em que a Marinha do Brasil participa com Marinhas amigas, a UNITAS LIII. Realizado nos Estados Unidos América, com visita aos portos de Belém, Port of Spain (Trindade e Tobago) e Key West (EUA).

A operação, de caráter estritamente militar, teve a participação de meios das Marinhas do Brasil, Canadá, Colômbia, Estados Unidos da América, Grã-Bretanha, México e República Dominicana, buscaram o incremento da cooperação e estreitamento dos laços de amizade entre os países participantes e teve o propósito de contribuir para a manutenção do nível de adestramento de meios da Esquadra, por meio da realização de exercícios de nível básico e avançado, e avaliar controladamente exercícios e táticas.

Mais 10 navios participaram da operação: HMCS PRESERVER, da Marinha do Canadá; Fragata ARC ANTIOQUIA, da Marinha da Colômbia; Cruzador USS ANZIO, Fragata USS BRADLEY, Fragata USS UNDERWOOD, Navio-Tanque USNS PATUXENT, Navio de Apoio e Treinamento USNS HUNTER, da Marinha norte-americana; USCGS ESCANABA, da Guarda Costeira norte-americana; Navio-Patrulha ARM INDEPENDENCIA, da Marinha do México; Navio-Patrulha Costeiro DRNS DIDIEZ BURGOS, da Marinha da República Dominicana. Segundo a imprensa local norte-americana, desde 1974 Key West não recebia tantos navios de guerra como nesta operação.

A UNITAS LIII foi dividida em três fases: fase de porto, fase de exercícios e fase de confronto de forças. Durante a fase de porto, ocorrida no período de 17 a 20 de setembro, em Key West, Flórida, foram cumpridos eventos preparatórios para a fase de mar da comissão, tais como: troca de observadores, adestramentos, palestras, visita à instituição de caridade, torneios esportivos, reuniões preparatórias para exercícios específicos, finalizando esta fase com a PRE-SAIL.

Nas fases de exercícios e confronto de forças, ocorridas no período de 20 a 28 de setembro, foram realizados exercícios com diversos níveis de complexidade.

A Fragata Greenhalgh, juntamente com sua aeronave orgânica embarcada (AH-11A), participou dos seguintes exercícios: tiro com canhão de 40 mm contra alvo de superfície remotamente controlado; exercício de defesa aérea e antiaérea; tiro aéreo de aeronave orgânica embarcada sobre alvo remotamente controlado; guerra antissubmarino; ação de visita e inspeção no ARC ANTIOQUIA, da Marinha da Colômbia, que simulou um contato de interesse; e exercício simulado de retomada de plataforma, sendo a própria Fragata Greenhalgh o contato a ser retomado.

O encerramento da Operação UNITAS deste ano ocorreu, em 28 de setembro, após a reunião de crítica realizada no mar, a bordo do navio da Marinha do Canadá, HMCS PRESERVER. Durante esse evento, foi ressaltada a participação destacada da Fragata Greenhalgh na operação.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter