17 de Setembro, 2012 - 09:45 ( Brasília )

Contrato com Armada do Uruguai celebrou a criação de um Centro de Dados Regional LRIT no Brasil


No dia 21 de agosto, foi realizada no Comando de Operações Navais a cerimônia de assinatura do contrato entre a Armada da República Oriental do Uruguai e a Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), que prevê o estabelecimento de um Centro de Dados Regional Long-Range Identification and Tracking (LRIT) no Brasil. O LRIT é um sistema de acompanhamento de navios a longa distância.

O estabelecimento de um Centro de Dados Regional no Brasil, em parceria com o Uruguai, visa atender às normas da Organização Marítima Internacional (IMO) no tocante à segurança da navegação, apoio à busca e salvamento no mar e proteção do ambiente marinho.

No contrato, ficou estabelecido que a EMGEPRON é a responsável pelo gerenciamento administrativo-financeiro do Centro de Dados LRIT no Brasil.

Por parte da EMGEPRON, assinaram o referido contrato o Diretor-Presidente, Vice-Almirante Marcélio Carmo de Castro Pereira, o Diretor Técnico-Comercial, Contra-Almirante (RM1) Robério da Cunha Coutinho e o Capitão-de-Mar-e-Guerra José Eduardo Almeida dos Santos. Por parte da Armada da República Oriental do Uruguai, assinaram o Comandante-em-Chefe, Almirante Ricardo Ernesto Giambruno Volpi, e o Comandante Local de Controle Operativo, Capitão-de-Mar-e-Guerra Carlos Alberto Coccaro Romero.