17 de Setembro, 2012 - 08:35 ( Brasília )

C.I. Almirante Wandenkolk inicia 1° Curso de Formação para Marinhas Amigas


O Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), localizado no Rio de Janeiro, realizou no dia 14 de agosto, a aula inaugural do Curso de Formação de Oficiais para Marinhas Amigas (CFOMA). O evento foi realizado no auditório do Centro de Formação de Oficiais (CFO).

Na ocasião o Comandante do CIAW, Contra-Almirante Paulo Ricardo Médici, realizou uma apresentação sobre as Atividades Acadêmicas do Curso de Formação e uma palestra sobre a Marinha do Brasil.

Esteve presente na cerimônia, o Adido da Defesa, Naval, do Exército e Aeronáutica junto a Embaixada de Angola no Brasil, Tenente General Antônio Cristovão de Lemos.

O curso é inédito e conta com a participação de 29 alunos: 11 militares angolanos e 18 namibianos.

O propósito do curso é proporcionar aos militares das Marinhas Amigas conhecimentos necessários para o exercício das atividades técnico-administrativas e funções previstas nos primeiros postos da Carreira Naval.

O curso é constituído pelo Ensino Militar-Naval (EMN) e pelo Ensino Profissional (EP), compondo disciplinas nas áreas de Armamento, Eletrônica, Comunicações, Máquinas e Eletricidade Naval. É estruturado nas seguintes fases: a Básica (cinco meses) no CIAW; a Específica (seis meses) no CIAW; e a de Estágio Embarcado, com duração de seis meses, onde os alunos serão distribuídos pelos navios do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste e pelos Avisos de Instrução da Escola Naval.

A Marinha do Brasil disponibiliza o Curso de Formação em parceria com as Marinhas Amigas, cooperando na Área de Ensino e fortalecendo nossos laços de amizade.