11 de Setembro, 2012 - 09:40 ( Brasília )

Marinha recebe 16 Lanchas-Patrulha do Ministério da Pesca e Aquicultura


O Ministro de Estado da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, e o Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, representando o Ministro de Estado da Defesa, assinaram, no dia 10 de setembro, o Termo de Entrega de Lanchas-Patrulha do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) para a Marinha do Brasil.

O MPA transferiu para a Marinha, por meio de cessão em caráter permanente, 16 embarcações, de acordo com os Termos de Cessão e Aditivo celebrados pelas referidas instituições. As Lanchas-Patrulha serão utilizadas pelas Organizações Militares da Marinha componentes da estrutura da Autoridade Marítima Brasileira responsáveis pela implementação da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário, na realização de Inspeção Naval.

De forma prioritária, as embarcações serão empregadas na fiscalização da atividade pesqueira e no combate à pesca ilegal, em conjunto com o MPA e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Após a assinatura do Termo, o Ministro e o Comandante da Marinha se dirigiram ao cais do 1º Distrito Naval, onde visitaram uma Lancha-Patrulha que encontra-se em operação.


Características da Lancha-Patrulha:

– Comprimento total: 11 m (36 ft.), sem plataforma de popa;
– Comprimento da linha d’água: 9,80m;
– Boca: 3,68 m;
– Calado extremo: 1,30 m;
– Contorno: 5,75 m;
– Capacidade de água doce: 250 litros;
– Motorização: 2 x Volvo Penta D6/HS 80A – 370 HP;
– Capacidade de Combustível: 2 x 600 litros (1200 litros);
– Deslocamento leve: 7500 kg;
– Deslocamento carregado: 9500 Kg;
– Pontal: 1,75 m;
– Pé direito da cabine: 1,95 m; e
– Capacidade de Lotação: 02 (dois) tripulantes e 07 (sete) profissionais não tripulantes.