05 de Setembro, 2012 - 12:30 ( Brasília )

Navio-Patrulha Babitonga completa mil dias de mar


No dia 17 de agosto, durante a Operação Ágata 5, o Navio-Patrulha (NPa) Babitonga (P63) alcançou a expressiva marca de mil dias de mar, com 135.877 milhas náuticas navegadas ao longo de 14 anos de atividades na região sul do País.
 
O NPa Babitonga foi construído no estaleiro Richards Shipbuilders Limited of Lowestfot, no Reino Unido na década de 1980, sendo adquirido e incorporado à Armada da Marinha do Brasil no dia 18 de setembro de 1998, na cidade de Plymouth (Reino Unido).

No Brasil, foram realizadas modificações, recebendo sistemas de ar-condicionado, grupos diesel-geradores, novos equipamentos de navegação e comunicações para adaptar-se às necessidades operativas da Força.

Em 2000, foi transferido para o Comando do 5º Distrito Naval e subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul, ambos sediados na cidade do Rio Grande (RS).

O nome Babitonga originou-se da palavra “Bopitanga” que, em tupi, significa avermelhar, referindo-se às barreiras vermelhas da costa de Santa Catarina, que também deram origem ao nome da Baía da Babitonga, localizada em São Francisco do Sul (SC).