Aviso Hidroceanográfico Fluvial Rio Tocantins é incorporado à Armada da Marinha do Brasil

No dia 27 de julho, foi realizada na Base Naval de Val-de-Cães, em Belém (PA), a cerimônia de Batismo, Mostra de Armamento e Transferência de Subordinação do Aviso Hidroceanográfico Fluvial (AvHoFlu) Rio Tocantins, incorporando-o à Armada da Marinha do Brasil. Ele é o primeiro de uma Classe de quatro navios.

O AvHoFlu Rio Tocantins destina-se à execução dos levantamentos hidroceanográficos em águas interiores da Bacia Amazônica, com a finalidade da atualização contínua da cartografia náutica das principais hidrovias da região, o que possibilitará melhoria na segurança da navegação.

Presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante-de-Esquadra Fernando Eduardo Studart Wiemer, a cerimônia contou com a presença do Comandante de Operações Navais, Almirante-de-Esquadra Gilberto Max Roffé Hirschfeld; do Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Ademir Sobrinho; e do Diretor de Engenharia Naval, Contra-Almirante (EN) Francisco Roberto Portella Deiana.

Destacou-se no evento, a tradicional quebra do champanhe no casco do navio, simbolizando o batismo do Aviso. O ato foi realizado pela madrinha do navio, Helena Barthen Wiemer. Após a cerimônia, esteve a bordo do AvHoFlu Rio Tocantins, o Chefe do Estado-Maior da Armada; o Comandante de Operações Navais; o Comandante do 4º Distrito Naval; o Diretor de Engenharia Naval, representando o Diretor-Geral do Material da Marinha; e o Comandante do Navio, Capitão-Tenente Douglas Luiz da Silva Pereira, que assinaram o Termo de Armamento. Na ocasião, as autoridades presentes, também, assinaram o Livro do Navio.

Em seguida, foi realizado o descerramento da placa alusiva à Incorporação do navio à Armada, pela Madrinha. Ao final do evento, foram entregues as maquetes do AvHoFlu Rio Tocantins às autoridades navais, à madrinha do navio, aos construtores e ao  Comandante do meio naval.

Características do AvHoFlu Rio Tocantins:

– Comprimento Total: 25 m
– Comprimento Entre Perpendiculares: 24 m
– Boca Moldada: 6,5 m
– Pontal: 2,6 m
– Deslocamento Leve: 110 t
– Deslocamento Carregado: 140 t
– Calado Leve: 0,91 m
– Calado Carregado: 1,4 m
– Velocidade Máxima: 10 nós
– Tripulação: 2 Oficiais e 8 Praças.
– Principais Compartimentos (relacionados com a atividade fim): Laboratório Seco (20m2); e Paiol de Material Hidrográfico.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter