01 de Setembro, 2012 - 11:50 ( Brasília )

DANEKS-2012 - Manobras no mar Baltico: simulação de operações militares

No mar Báltico foram iniciadas hoje, dia 1 de setembro, manobras navais internacionais DANEKS-2012.

Navios de guerra de vinte países, incluindo a Dinamarca, Alemanha, Itália, Canadá, Noruega, EUA e outros Estados-membros da Aliança do Atlântico Norte, chegaram ao mar Báltico a fim de participar destas manobras. A Rússia participa destas manobras pela primeira vez.

O roteiro básico destas manobras de adestramento naval é o conflito local entre dois Estados convencionais, em que estão implicados também os países vizinhos. Todavia, o espectro de tarefas, resolvidas no processo destas manobras, é bem mais amplo, - aponta o redator-chefe da revista Defesa nacional Igor Korotchenko.

"Trata-se da simulação e aperfeiçoamento da interação entre os participantes ao nível de grupos táticos, da simulação de diversas variantes de ações de forças navais nas operações de desesacalada da crise e nas operações anti-terror e antipirataria. Foi prevista também a simulação de operações de garantia do regime de embargo."

Os marinheiros da esquadra russa do mar Báltico já têm a experiência de participação de manobras internacionais e de operações práticas conjuntas. Por exemplo, os nossos navios participaram das operações de desminagem, - prossegue Igor Korotchenko.

"É este o problema mais atual de interação com as forças navais dos Estados, presentes atualmente no Báltico. O espectro de manobras torna-se mais amplo. Vamos treinar também outras tarefas, o que permitirá não somente obter uma certa experiência mas também compreender a lógica e a tática de ações das forças navais da OTAN. Creio que os nossos marinheiros têm o que ver e o que levar em consideração a fim de elevar ainda mais a sua aptidão de combate."

A marinha russa será representada nas manobras pela corveta Soobrazitelni e um helicóptero de busca e resgate da aviação naval. A direção geral das manobras foi confiada ao comando das forças navais da Dinamarca. Pretende-se utilizar dez navios mercantes civis a fim de modelar e simular as operações militares.

As manobras navais internacionais DANEKS-2012 foram iniciadas hoje, dia um de setembro, no mar Báltico. A Rússia participa delas pela primeira vez. Participam ao todo quatro mil militares