Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste realiza Operação ADESTREX NE-III

Entre os dias 6 e 7 de agosto, o Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste (ComGptPatNavNE) realizou a Operação “ADESTREX NE-III”, na qual quatro, dos cinco navios subordinados a esse Comando de Força, fizeram-se ao mar, no litoral do Estado do Rio Grande do Norte. Durante os dois dias, elevou-se o grau de adestramento das tripulações das unidades em exercícios operativos, em especial aqueles que visam a capacitação dos meios para exercerem suas tarefas específicas, conforme previsto na Doutrina Básica da Marinha (DBM).

O Grupo-Tarefa foi composto pelo Rebocador de Alto-Mar (RbAM) "Triunfo", o Navio-Patrulha (NPa) "Grajaú", NPa "Guaíba" e o NPa "Goiana". Os navios tomaram realizaram diversos exercícios, tais como: navegação em baixa visibilidade e canal varrido, manobras táticas, monitoramento de linhas de comunicações navais, tiro de superfície, fundeio de precisão e reboque, entre outros.

A fim de elevar o preparo das unidades para se contrapor a ameaças assimétricas, foram realizados dois adestramentos que colaboraram para o preparo dos meios que patrulham os mares do nordeste brasileiro: o tiro de superfície realizado em formatura de linha de frente e a defesa do Porto do Natal, que contou com o Aviso de Patrulha "Anequim" e um destacamento de mergulhadores da Marinha que exercerem o papel de figurativo inimigo.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter