21 de Agosto, 2012 - 10:27 ( Brasília )

Manobras Confiança-2012 no Mar Negro

Hoje (21 de Agosto) nas águas da base naval de Novorossiysk começaram manobras da frota russa do Mar Negro. O objetivo dos exercícios Confiança-2012 é reforçar a segurança da região.

As manobras envolveram três navios de guerra, quatro embarcações auxiliares, um helicóptero Ka-27 (em versão de busca e resgate), uma unidade especial de combate a sabotadores, e uma equipe de paraquedistas da aviação naval, diz o chefe do departamento de informação da Frota do Mar Negro da Rússia, Viacheslav Tuhachev:

“Este é um exercício anual, dirigido pelo comandante da base naval de Novorossiysk. Os principais episódios são a intercepção e detenção de uma embarcação intrusa com terroristas a bordo, a ajuda a um navio de guerra danificado em um bombardeio por terroristas com evacuação de feridos por via aérea.

Estes exercícios são bastante dinâmicos e atuais, permitindo praticar habilidades na luta contra um perigo bastante ativo, que surgiu recentemente. O nome desse perigo é terrorismo.”

As manobras Confiança-2012 vão durar até 23 de agosto. Eles foram a continuação lógica das manobras anti-terroristas do grupo internacional de Marinhas BLACKSEAFOR no qual participaram Bulgária, Rússia, Romênia, Turquia e Ucrânia. Este grupo treina a cooperação operacional desde 2001, continua Viacheslav Tuhachev:

“Diferentes tipos de navios, diferentes tradições marítimas, diferentes abordagens para a organização do serviço em navios. No entanto, esta combinação verdadeiramente única já durante muito tempo está cumprindo tarefas de maneira bastante coerente, e com sucesso.”

Novorossiysk é o ponto principal na direção de exercícios das Marinhas dos países do Mar Negro de BLACKSEAFOR na costa russa. Na área de responsabilidade da base foi estabelecido e está operando um centro permanente de coordenação. Nos cais de Novorossiysk muitas vezes podem ser vistos navios de guerra de países estrangeiros. Lá estiveram marinheiros das Marinhas de EUA, Reino Unido, França, Itália, Turquia, Grécia, Bulgária, Holanda, Uruguai, Geórgia e Ucrânia.

A base naval de Novorossiysk é a unidade mais jovem da Marinha russa. Todos os anos ela está crescendo e sendo modernizada, reforçando suas posições no litoral caucasiano do Mar Negro. A importância nacional deste posto marítimo no sul da Rússia é óbvio.