Konecranes entrega no Rio Grande do Sul os componentes do maior guindaste tipo pórtico Golias já construído no mundo

A Konecranes, líder mundial em soluções de elevação, entregou nesta semana (13-17 Agostos 12), para montagem no Polo Naval do Rio Grande, no Rio Grande do Sul, os componentes do maior pórtico tipo Golias já construído no mundo. Com 210 metros de vão e 117 metros de altura, o pórtico tem capacidade para içar 2 mil toneladas e foi encomendado pela Ecovix (ENGEVIX Construções Oceânicas) para ser utilizado na construção de 8 cascos de navios FPSOs (Floating Production Storage and Offloading), destinados à estocagem e produção de petróleo, em um projeto conduzido pela Petrobras.

O pórtico Golias é um tipo específico de guindaste usado em estaleiros para interligar grandes partes de cascos de navios. A operação, por ser de grande dimensão, é realizada ao ar livre, em dique seco. O pórtico proporcionará mais eficiência ao Polo Naval do Rio Grande, acelerando a construção de navios no local. Seu design com viga única, desenvolvido exclusivamente pela Konecranes, é reconhecido em todo o mundo. O equipamento possui ainda um sistema de controle avançado — Crane Monitoring System (CMS) — que aumenta sua produtividade.

A fabricação das partes do pórtico foi iniciada em outubro do ano passado — na Finlândia e na Coreia do Sul — e sua instalação completa no Polo Naval deve ser concluída no final de 2012.

Após a entrega e a instalação total do pórtico no Rio Grande, a Konecranes poderá disponibilizar ainda serviços locais de manutenção durante sua utilização. “A Ecovix tem planos de expansão nos estaleiros brasileiros e nossa intenção é manter essa parceria iniciada agora pelos próximos anos”, comenta o executivo da Konecranes responsável pelo projeto, Tuomo Lehtonen.

“Com a instalação do pórtico, vamos fazer com que o Polo Naval do Rio Grande, já reconhecido por ter o maior dique seco da América Latina, esteja mais preparado e competitivo para atender aos desafios da construção naval, com alta tecnologia para os mercados nacional e internacional”, destaca o presidente da Ecovix, Gerson de Mello Almada.

Konecranes é líder mundial na construção de pórticos Golias e já entregou 60 unidades para estaleiros em todo o mundo. A empresa é, ainda, líder em equipamentos de elevação e serviços para estaleiros, com mais de 50 anos de experiência e um completo portfólio de produtos e serviços.

SOBRE A KONECRANES

Konecranes é líder global em Lifting Business™ e atende a uma ampla gama de clientes, entre indústrias de manufaturas e processos, estaleiros, portos e terminais. A empresa oferece soluções de melhoria de produtividade de elevação, bem como serviços para equipamentos de elevação e máquinas operatrizes de todas as marcas. Em 2011, suas vendas totalizaram 1,89 milhão de Euros. O Grupo Konecranes tem 11.700 colaboradores em 609 localidades de 47 países. A empresa está listada na bolsa de valores NASDAQ OMX de Helsinki, na Finlândia.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter