03 de Agosto, 2012 - 08:39 ( Brasília )

Marinha colombiana apreende semissubmersível do narcotráfico


Um semissubmersível de fabricação caseira pronto para ser carregado com seis toneladas de cocaína foi apreendido pela Marinha colombiana nas cercanias do Golfo de Urabá, informou a instituição em 30 de julho.

Segundo o comunicado, o artefato de 20 metros de comprimento estava guardado em uma oficina caseira que, por sua vez, fazia parte de um complexo formado por quatro estruturas, entre elas um alojamento para cerca de 25 pessoas.

Foram também encontrados no local um porão e um setor para armazenamento de víveres e cozinha.

De acordo com a Marinha, quando as tropas chegaram ao local foram hostilizadas com disparos, enquanto indivíduos não identificados ateavam fogo no semissubmersível, fugindo em seguida.

A instituição armada atribuiu a propriedade do artefato à quadrilha criminosa “Los Urabeños”, a serviço dos narcotraficantes, e à guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), o que considera “uma aliança criminosa que envia drogas para o mercado negro internacional”.

O comunicado explicou que o semissubmersível encontrado no Golfo de Urabá é o quinto do gênero apreendido no decorrer deste ano.

No total, concluiu, são 76 semissubmersíveis e dois submersíveis a serviço do narcotráfico neutralizados desde 1993.