02 de Agosto, 2012 - 07:30 ( Brasília )

Comandante da Marinha defende ampliação da Capitania dos Portos

Comandante da Marinha conheceu as instalações da delegacia e promoveu palestras sobre as atividades marítimas. Ao realizar ontem visita a Macaé, Almirante de Esquadra Júlio Soares de Moura Neto apontou também a importância sobre a preservação da "Amazônia

Cristian Kupfer

O comandante da marinha, Almirante de Esquadra Júlio Soares de Moura Neto, durante sua visita a Macaé, ontem, defendeu a ampliação das instalações da Delegacia da Capitania dos Portos do município. Ao participar de um almoço com autoridades e representantes de várias instituições da cidade, o Almirante apontou também a importância da preservação da costa litorânea, situada na região de produção de petróleo, considerada por ele como a "Amazônia Azul".

Recebido pelo delegado da Capitania dos Portos de Macaé, o Capitão-de-fragata Robson da Silva Galhardo, o Almirante Júlio Soares participou também de uma visita às instalações da base de operações da Petrobras, principal empresa petrolífera que atua na região da Bacia de Campos, situada na Imbetiba. No local, ele conheceu as salas de operações, contingência e controle, terminal portuário e de passageiros.

Após as visitas, o Almirante foi recepcionado por autoridades municipais, durante um almoço servido no Hotel Royal, onde participou de uma entrevista coletiva. “Reconheço a relevância do projeto e, pela importância do Porto, a Capitania merece uma sede, até mesmo como uma resposta à população, que utiliza os serviços prestados por ela.

O tráfego daqui cresce cada vez mais e pelo visto a Capitania está no caminho certo”, disse o Comandante da Marinha, destacando que não há dúvidas de que a nova Capitania será uma realidade. A posição favorável à obra foi elogiada pela comunidade marítima local, que demonstrou sua expectativa quanto à concretização do projeto: “Somos defensores de uma nova sede para a nossa Capitania que, pela importância que exerce em nosso litoral, é merecedora de melhores instalações”, comentou o Comandante da Delegacia de Macaé, Robson da Silva Galhardo.

Segundo ele, o projeto da construção da Capitania dos Portos está pronto e a fase licitatória inicia no mês de agosto. “Um novo prédio será construído em uma faixa próxima à praia de Imbetiba, ao lado da portaria da Petrobras, além da aquisição de novas viaturas e embarcações. Diante dessa perspectiva, uma série de medidas e investimentos está sendo adotada pela alta administração naval da Marinha, disponibilizando recursos para a ampliação e expansão da Delegacia em Macaé em parceria com a Petrobras”, declarou Galhardo.

Para o gerente geral da Unidade Operacional da Bacia de Campos, Joelson Falcão Mendes, Macaé está em plena expansão econômica, devido a exploração do petróleo, e a Marinha é uma grande parceira histórica da Petrobras. “A visita foi muito produtiva e nós explanamos os planos atuais e futuros para exploração do petróleo e a logística de suporte da empresa para a Bacia de Campos”, finaliza Joelson.

Participaram também do encontro o comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Ramiro Campos, comandante do 9º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM), tenente-coronel Jorge Alberto Vicenzi, o presidente da Comissão Municipal da Firjan, Evandro Esteves, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cliton Santos, o diretor de O DEBATE, Oscar Pires, o secretário municipal de Indústria e Comércio, Edmilson Gonçalves, entre outras autoridades. (O Debate - Diário de Macaé)