24 de Julho, 2012 - 09:37 ( Brasília )

Após nove meses na Força-Tarefa Marítima no Líbano a Fragata “União” retorna ao Brasil


A Fragata “União” (F-45), que participou da Operação Líbano I integrando a Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL), fez sua primeira parada em terras brasileiras no Porto de Recife chegando, após nove meses, ao Rio de Janeiro, quando atracou na Base Naval do Rio de Janeiro, no dia 7 de julho. Mais de mil pessoas, entre familiares e amigos, estiveram presentes na manhã de sábado.

A F-45, Comandada pelo Capitão-de-Mar-e-Guerra Ricardo Fernando Gomes, foi o principal meio de um Grupo-Tarefa Multinacional. Sua presença na região contribuiu para a garantia da paz e da segurança no sul do Líbano, em apoio às Forças Armadas do Líbano na segurança das fronteiras, de modo a evitar o ingresso ilegal de armas e materiais correlatos no país.

Na véspera da chegada ao Rio de Janeiro, embarcaram na F-45 o Comandante-em-Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira, o Comandante da Força de Superfície, Contra-Almirante Antonio Reginaldo Pontes Lima Junior e o Comandante do 1º Esquadrão de Escolta, Capitão-de-Mar-e-Guerra Marco Lucio Malschitzky.