13 de Julho, 2012 - 10:03 ( Brasília )

Comando do 2º Distrito Naval realiza Operação “DEPORTEX-LE”


No período de 3 a 5 de julho, o Comando do 2º Distrito Naval realizou um exercício no Porto de Aratu, localizado no município de Candeias (BA). O exercício, denominado Operação “DEPORTEX-LE”, consistiu em uma simulação de crise entre dois países fictícios (Azul e Vermelho), com o propósito de adestrar as tropas da Marinha em ações de defesa de porto.

A Operação mobilizou cerca de 350 militares pertencentes aos efetivos do Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador, do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Leste, do Comando da Força de Minagem e Varredura, da Estação Rádio da Marinha em Salvador, da Base Naval de Aratu, do Hospital Naval de Salvador e da Capitania dos Portos da Bahia.

Os meios navais que participaram de parte do exercício foram: uma Corveta da classe “Imperial Marinheiro”, dois Navios-Varredores classe “Aratu”, um Navio-Patrulha classe “Grajaú”, um Aviso de Patrulha, duas lanchas e duas embarcações pneumáticas de casco semirrígido.

Durante o exercício, ocorreu a ocupação do porto pelas tropas de fuzileiros navais e o controle do tráfego marítimo, no interior da área marítima adjacente, pelos navios e lanchas da Marinha do Brasil.