Fragata União retorna ao Brasil depois de passar nove meses no Líbano

Centro de Comunicação Social da Marinha do Brasil


Após nove meses, retornou ao Rio de Janeiro a Fragata União, depois de ter participado da Força Tarefa Marítima (FTM) pertencente à Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL).

A incorporação da Fragata União (F-45) à FTM teve um grande significado político para o Brasil no campo das relações internacionais, na medida em que demonstrou o comprometimento do país com a UNIFIL, com a manutenção da paz e com a estabilidade no Oriente Médio.

A Fragata União foi o principal meio de um grupo multinacional operando no Líbano, composto de três navios da Alemanha, dois de Bangladesh, um da Grécia, um da Indonésia e um da Turquia.

A presença do navio na região contribuiu com a garantia da paz e da segurança no Sul do Líbano, em apoio às Forças Armadas daquele país e auxiliando no reforço da segurança das fronteiras, de modo a evitar o ingresso ilegal de armas e materiais correlatos no país, pelo mar, além de auxiliar a Marinha libanesa no treinamento de seu pessoal para que seja capaz de controlar suas águas territoriais no futuro.

A Fragata brasileira contou com uma aeronave orgânica AH-11A Super Lynx, um Destacamento de Mergulhadores de Combate, para a realização de Operações Especiais, e um Destacamento de Fuzileiros Navais, para prover a segurança orgânica do navio. O efetivo total embarcado foi de cerca de 300 militares.

A Fragata União foi incorporada à FTM da UNIFIL no dia 14 de novembro de 2011, no Porto de Beirute, sendo rendida pela Fragata Liberal, no dia 17 de maio de 2012.

Durante o trânsito de regresso ao Brasil, visitou o porto de Istambul, na Turquia; o porto de Civitavecchia, na Itália; atracou no porto de Las Palmas, na Espanha; e no porto de Recife, Pernambuco.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter