12 de Junho, 2012 - 04:41 ( Brasília )

Escola de Guerra Naval realiza seminário sobre Segurança Cooperativa e Defesa no Atlântico Sul


No dia 01 de junho, o Centro de Estudos Político-Estratégicos (CEPE), da Escola de Guerra Naval (EGN), no Rio de Janeiro (RJ), realizou o seminário “A Segurança Cooperativa e Defesa no Atlântico Sul: Imperativos de Mudança ou a Força da Tradição”. O evento buscou estimular reflexões e debates acadêmicos sobre as transformações geopolíticas e estratégicas que ocorrem no espaço oceânico sul-atlântico para o pensamento estratégico naval brasileiro.

O seminário contou com a presença de diversas autoridades, tendo como palestrantes o Comandante-em-Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira; o Diretor do Departamento da África do Ministério das Relações Exteriores, Ministro Nedilson Ricardo Jorge; e o Professor Doutor Eli Alves Penha, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Como moderador, o evento trouxe o Profº Doutor Renato Petrocchi, da EGN.

Durante as exposições o Ministro Nedilson Ricardo Jorge enfocou a relação Brasil-África, além da cooperação na área de Defesa no Atlântico-Sul; o Vice-Almirante Leal Ferreira detalhou as características do cenário internacional contemporâneo, elencou as ameaças e os esquemas de segurança e defesa internacionais, as vantagens da aplicação do Poder Naval nesse contexto e as atividades de cooperação internacional da Marinha do Brasil. O Profº Eli Alves Penha particularizou a fronteira oriental brasileira nos marcos da segurança cooperativa regional.