14 de Maio, 2012 - 08:00 ( Brasília )

CPLP - Visita a navios da Marinha do Brasil encerra III Simpósio


Terminou na quinta-feira (10 Maio) o III Simpósio das Marinhas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizado no período de 8 a 10 de maio, na Escola de Guerra Naval, no Rio de Janeiro. Na cerimônia de encerramento, foi realizada a leitura da ata final do encontro, assinada posteriormente pelos delegados das Marinhas dos países participantes - Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Na ocasião, o Chefe da Delegação de Cabo Verde, Tenente-Coronel Antônio Duarte Monteiro, convidou todos os países para o IV Simpósio das Marinhas da CPLP, a ser realizado em seu país, em 2014. Durante a cerimônia, houve ainda o descerramento da placa alusiva ao evento e palavras finais do Comandante da Marinha do Brasil, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto.

 

Em seguida, os integrantes das delegações se dirigiram ao Comando de Operações Navais, onde conheceram o Centro de Comando do Teatro de Operações Marítimo (CCTOM). A visita se estendeu ao Comando do Controle Naval do Tráfego Marítimo (ComCoNTraM), com a apresentação dos sistemas usados pela Marinha do Brasil para o monitoramento de navios e embarcações pesqueiras.

À tarde, as delegações visitaram quatro navios construídos no Brasil: o Aviso de Patrulha “Albacora”, o Navio-Patrulha de 200t “Grajaú”, o Navio-Patrulha de 500t “Macau” e a Corveta “Barroso”. Após assistirem as apresentações sobre as principais características de cada navio, delegados e assessores conheceram os principais compartimentos das embarcações.