22 de Março, 2012 - 08:58 ( Brasília )

3º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral completa 39 mil horas de voo na Amazônia


O 3º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqHU-3), subordinado ao Comando do 9º Distrito Naval, atingiu a marca de 39.000 horas de voo e 17.000 pousos, na Amazônia, em 18 anos de criação.

O Esquadrão “Tucano” representa as “Asas da Marinha na Amazônia” e sua atuação contribui para aplicação do Poder Naval na Região Amazônica, realizando missões de esclarecimento, vigilância, escolta e ataque com os Navios-Patrulha Fluviais. Cumpre, ainda, missões de reconhecimento, transporte, infiltração e operações especiais com os combatentes anfíbios do Batalhão de Operações Ribeirinhas e  desempenha uma das mais nobres missões atribuídas à Marinha do Brasil na Amazônia, possibilitando o atendimento às populações ribeirinhas, levando esperança e cidadania, juntamente com os Navios de Assistência Hospitalar.

O EsqHU-3 apoia, ainda, a Segurança do Tráfego Aquaviário e as missões de resgate e salvaguarda da vida humana na bacia hidrográfica da Amazônia Ocidental, além de realizar missões humanitárias e de apoio à Defesa Civil, com destaque para as evacuações aeromédicas de localidades isoladas.