16 de Março, 2012 - 09:32 ( Brasília )

Marinha - Laboratório de Simulações e Cenários da Escola de Guerra Naval é inaugurado


No dia 1° de março, o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante-de-Esquadra João Afonso Prado Maia de Faria, inaugurou o Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN), localizada no Rio de Janeiro (RJ).

A criação do laboratório consolida estudos que vem sendo desenvolvidos pela Escola de Guerra Naval. Assim, tem o propósito de servir como suporte institucional para pesquisas científicas que derivem nas experimentações feitas no Centro de Jogos de Guerra da EGN, trabalhando, essencialmente, em função das demandas da Marinha ou de outras instituições brasileiras.

O laboratório reunirá pesquisadores externos, vinculados à EGN voluntariamente ou por meio de bolsas e convênios institucionais, e dará continuidade a projetos que estão sendo desenvolvidos desde o ano passado.

Portanto, de forma complementar à estrutura da Escola, que atende aos Oficiais da Marinha do Brasil no nível de pós-graduação, o LSC atuará em benefício do aprimoramento das ferramentas de simulação e de processo decisório dos discentes, bem como em atendimento de qualquer demanda relacionada ao nível estratégico da Marinha e de agências do Estado. Destaca-se a possibilidade de emprego do LSC no desenvolvimento de métodos de simulação e cenários para efeito da redução de riscos em conjunturas particulares, de interesse público-privado.