08 de Março, 2012 - 14:10 ( Brasília )

DCNS – Pouso do Helicóptero Caiman na FREMM Aquitaine


 
Após algumas semanas dos testes de pouso de helicópteros a bordo da Fragata  FREMM Aquitaine, a DCNS, a Marine Nationale e a Agência de Armamentos  da França (DGA) completaram com sucesso uma nova série de testes de pousos. Esta vez incluiu o helicóptero pesado Caiman Marine (NH90), que entrou recentemente em serviço na Marine Nationale.
 
Como nos testes realizados anteriormente com o helicóptero Lynx (Classe 5 t), a  DCNS, a Marine Nationale e a DGA organizaram o primeiro pouso de um helicóptero Caiman Marine (Classe 10 t)a bordo da fragata Aquitaine. Como no teste anterior  com o Lynx os pilotos da Marine National  apreciaram a ausência de  turbulência acima do flight deck em todas as posições de pouso.
 
O Caiman Marine (NH90) é uma das estrelas da indústria européia de helicópteros. É projetado para todos os tipos de missões no meio ambiente naval (guerra anti-submarina, guerra aos meios de superfície e operações anti-terrorismo no mar) e serão embarcados nos navios da Marine Nationale.
 
A fragata FREMM Aquitaine partirá do porto novamente dentro de poucos dias para novos ensaios e testes. A fragata tem a data de entrega para a Marine National no 3º trimestre de 2012.
 
 
O Programa FREMM,  DCNS e seus parceiros 
 
O programa francês da FREMM prevê 12 navios — 11 para a Marine Nationale e um para a  Marinha Real do Marrocos.
 
As fragatas FREMM estão entre as mais avançadas tecnologicamente e têm um custo de aquisição competitivo no mercado internacional. Estes navios pesadamente armados tem ar DCNS como contratista principal (prime contractorship) para operarem armamentos no Estado da Arte (state-of-the-art weapons) e incluindo o radar multifunção Herakles, MdCN cruise missiles, mísseis  mar-ar Aster, míssil mar-mar Exocet MM40 e torpedos MU90. 
 
Elas são versáteis para prover respostas a todos os tipos de ameaças.
 
FREMM Dados Técnicos  
•              Comprimentol: 142 m
•              Largura: 20 m
•              Deslocamento: 6.000 t
•              Velocidade Máxima: 27 nós
•              Tripulação: 108 (incluindo  a tripulação do helicóptero)
•              Acomodação: 145 homens e mulheres
•              Autonomia: 6.000 Milhas Náuticas (a 15 nós)