07 de Fevereiro, 2012 - 18:20 ( Brasília )

THALES aumenta portfólio de vigilância de fronteiras marítimas

A THALES, líder mundial em tecnologia para os mercados de Defesa, Segurança, Aerospecial e Transportes, reforçou sua oferta de produtos para vigilância costeira e de fronteiras marítimas com o VANT FULMAR

A THALES, líder mundial em tecnologia para os mercados de Defesa, Segurança, Aerospecial e Transportes, reforçou sua oferta de produtos para vigilância costeira e de fronteiras marítimas com o FULMAR, um VANT (veículo aéreo não-tripulado) de identificação e vigilância marítima desenvolvido conjuntamente com a empresa espanhola Aerovisión. Esta nova solução, com abrangente integração de sensores, sistema C2 (Comando & Controle) e redes seguras de comunicação, fortalece a eficiência operacional dos serviços de guarda costeira e alfandegários.
 
Vigilância e controle de fronteiras são essenciais para garantir a segurança do território de uma nação. Diante do aumento de riscos e ameaças (imigração ilegal, tráfico de drogas, ameaças terroristas, etc.), os governos exigem níveis mais altos de segurança para suas fronteiras nacionais. Portanto, é vital que os serviços de segurança sejam capazes de coletar todas as informações necessárias para a tomada das decisões certas, para que as ações sejam coordenadas da forma mais eficiente possível e, ao mesmo tempo, otimizando os recursos.
 
Para satisfazer estes novos desafios, a THALES fortaleceu sua oferta de sistemas de vigilância marítima com a adição de capacidades inovadoras para vigilância e identificação por meio da integração do FULMAR, um VANT de alcance médio e longa duração. Trata-se de uma plataforma 100% europeia com capacidade única de aterrissar na água. Desenvolvida na Espanha conjuntamente por equipes da THALES e da Aerovisión, esta solução da Thales aprimora consideravelmente as capacidades operacionais das guardas costeiras, permitindo rápida e fácil detecção de novas ameaças.
 
Desta forma, a THALES pode oferecer uma solução completa e modular para vigilância e intervenção costeiros, baseada em um sistema C2 e incorporando dados de múltiplos sensores costeiros (de radares, dados eletro-ópticos, sonares, Identificação Automática de Navios – AIS etc.), patrulhamento móvel, redes de comunicação e equipamentos móveis com capacidades de intervenção (VANTs, embarcações de patrulhamento/interceptação, veículos etc.).

Um VANT para maior reatividade

Normalmente, as informações coletadas por sensores não são suficientes para reconhecer e identificar a tempo a localização de embarcações de interesse ou das ameaças. Além disto, os recursos móveis tradicionais de vigilância (embarcações, helicópteros, aeronaves etc.) nem sempre são ideais para determinadas tarefas, pois há demora em escalá-los – e a um custo significativo, em termos de recursos.
 
O VANT FULMAR é mais reativo, mais eficiente e proporciona um custo operacional muito atraente. Assim que os sensores costeiros localizam ameaças em potencial ou elementos não-identificados, apenas alguns minutos são necessários para acionar o VANT pelo sistema C2 e enviá-lo à zona em questão para esclarecer dúvidas ou confirmar a ameaça. Isto permite que os operadores do sistema de vigilância classifiquem e identifiquem os elementos que foram sobrevoados e respondam com o meio de ação mais apropriado. Este tipo de solução oferece suporte operacional de grande valor durante operações de vigilância, resgate e intervenção.

FRONTEX: Thales demonstra a eficiência de sua solução em uma situação real

No dia 19 de outubro de 2011, a integração do VANT FULMAR como parte do sistema Thales de vigilância costeiro foi testado pela primeira vez em uma demonstração de voo organizada pela FRONTEX, a agência europeia de patrulhamento de fronteiras, na base aérea de Aktio, Grécia. Este sistema integrado é resultado de uma colaboração entre a Thales e a Aerovisión como parte do projeto europeu de Pesquisa e Desenvolvimento WIMAAS. Atualmente, o VANT FULMAR está em operação no sul da Ásia, onde está cumprindo missões de vigilância costeira.
 
Sobre a THALES

A THALES é líder mundial em tecnologia nos mercados de Defesa, Segurança, Transportes e Aeroespacial. Em 2010, a empresa gerou uma receita de mais de 13 bilhões de euros, com 68 mil funcionários em 50 países. Com seus 22.500 engenheiros e pesquisadores, a Thales tem a aptidão única de projetar, desenvolver e implantar equipamentos, sistemas e serviços adaptados aos mais complexos requisitos de segurança. A Thales tem um alcance internacional excepcional, com operações em todo o mundo, trabalhando diretamente com clientes como parceiros locais.