02 de Fevereiro, 2012 - 10:50 ( Brasília )

Navios da “Aspirantex” realizam exercício de tiro noturno


Na noite do dia 25 de janeiro, durante a “Aspirantex 2012”, foi realizado o exercício de tiro antiaéreo sobre Granada Iluminativa (GIL). Participaram do evento o Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) “Almirante Sabóia”, as Fragatas “Niterói” e “Liberal” e a Corveta “Barroso”, meios componentes do Grupo-Tarefa (GT) comandado pelo Contra-Almirante Carlos Augusto de Moura Resende, Comandante da 1ª Divisão da Esquadra.

Encontram-se embarcados no NDCC “Almirante Sabóia”, o navio-capitânia do GT, o Vice-Almirante Wilson Barbosa Guerra, Comandante-em-Chefe da Esquadra, e o Contra-Almirante Paulo Ricardo Médici, Chefe do Estado-Maior da Esquadra.

O exercício consistiu no lançamento de uma GIL pela Fragata “Niterói” que iluminou-se no céu simulando um alvo aéreo. A partir desse momento, os navios da Força abriram fogo sobre o alvo utilizando seus armamentos fixos de bordo (canhões de 40mm nas Fragatas da Classe “Niterói” e Corveta “Barroso” e metralhadoras de 20mm no NDCC “Almirante Sabóia”).

O evento visou o adestramento das tripulações dos navios contra ameaças aéreas no período noturno e permitiu aos Aspirantes embarcados conhecer a atividade do Oficial da Armada habilitado em Sistemas de Armas.

Fonte/Fotos: NOMAR - Marinha do Brasil