23 de Janeiro, 2012 - 15:42 ( Brasília )

Aspirantes participam de exercício com submarino durante a operação “ASPIRANTEX – 2012”


No dia 14 de janeiro, os Aspirantes da Escola Naval embarcados nos navios da Operação “ASPIRANTEX”, participaram de exercícios com o Submarino “Timbira” (S-32).

Foram realizados dois tipos de atividades. Na primeira, o Submarino “Timbira” permaneceu navegando próximo à superfície (cota periscópica), cumprindo uma programação de exposição dos seus mastros a fim de familiarizar os aspirantes, as equipes de vigilância e o pessoal de serviço no passadiço, com o aspecto visual apresentado pelo submarino quando navegando nestas condições.

No segundo exercício, os Aspirantes puderam observar a realização de ataques coordenados simulados pelos navios contra o submarino mergulhado a uma maior profundidade, com o emprego de seus sonares.

Os Aspirantes demonstraram um grande interesse pelos exercícios, onde puderam observar as formas utilizadas e a dificuldade para detecção de um submarino, além das manobras realizadas pelos navios para executarem os ataques. Os navios da Esquadra, participantes da Operação “ASPIRANTEX”, atracam nas cidades de Mar Del Plata, na Argentina, e Montevidéu, no Uruguai, em 19 de janeiro.

Fonte/Foto: NOMAR