Rolls-Royce fornecerá 1 Bi para Petrobras

RIO – A Petrobras pagará até US$ 650 milhões à Rolls-Royce por equipamentos a serem empregados nos sistemas de produção de petróleo em águas profundas e ultraprofundas. Os contratos preveem a compra de 32 turbogeradores, com turbinas a gás RB211, que funcionarão em plataformas envolvidas na exploração da camada pré-sal na Bacia de Campos (litoral norte do Estado do Rio).

Os equipamentos incluirão unidades de recuperação de calor, para a geração da energia consumida em oito embarcações modelo FPSO (plataformas flutuantes) utilizadas no processamento e armazenamento de petróleo. Os turbogeradores operarão nos campos de Lula e Guará.

De acordo com a Rolls-Royce (empresa global fornecedora de sistemas e serviços de energia para uso em terra, mar e ar), os equipamentos serão entregues em grupos de quatro. As primeiras unidades ficarão prontas no primeiro semestre de 2013. Cada FPSO receberá quatro turbogeradores.

Pelos contratos, a empresa se compromete também a fornecer à Petrobrás serviços de manutenção, suporte técnico e treinamento durante a próxima década.

O presidente da Rolls-Royce para a América do Sul, Francisco Itzaina, afirmou que a companhia pretende "estimular a economia local através da geração de novos empregos, treinamento e desenvolvimento".

"Para atender a esses contratos, vamos engajar uma cadeia local de empresas brasileiras para fornecer componentes críticos para nossos equipamentos de geração de energia com turbinas a gás", acrescentou o executivo.

Em fevereiro passado, a Rolls-Royce anunciou a construção em Santa Cruz (zona oeste do Rio de Janeiro) de uma unidade industrial para a montagem de turbinas a gás e realização de testes, em terreno de 103 mil metros quadrados.

Os investimentos no projeto estão orçados em cerca de US$ 100 milhões. O início das operações está previsto para o primeiro semestre de 2013. Os turbogeradores de Lula e Guará deverão ser os primeiros equipamentos montados e testados na nova instalação.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter