Marinha do Brasil realiza última cerimônia de substituição da Bandeira Nacional do ano

A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 7º Distrito Naval (Com7ºDN), realizou a última cerimônia cívico-militar de substituição da Bandeira Nacional do ano. O evento aconteceu no domingo, 1º de dezembro, na Praça dos Três Poderes, em Brasília-DF, e foi presidido pelo Comandante da Marinha.

A nova Bandeira foi hasteada ao som do Hino Nacional, executado pela Banda de Música do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília (GptFNB), enquanto eram soados sete vivas em toque de apito marinheiro e efetuada uma salva de 21 tiros de canhão. Após alcançar o topo do mastro, a antiga Bandeira foi arriada ao som do Hino à Bandeira, entoado por duas cantoras líricas.

A solenidade foi encerrada com um desfile da Guarda de Honra, formada por uma Guarda Bandeira, um pelotão de marinheiros e dois pelotões de fuzileiros navais, além da Banda de Música do GptFNB.

Logo em seguida, foi realizada a premiação do Concurso de Redação “Operação Cisne Branco”, com a entrega do troféu e das medalhas pelo Comandante da Marinha aos vencedores da área de jurisdição do Com7ºDN. A competição é promovida anualmente entre alunos dos ensinos Fundamental e Médio, em todos os Distritos Navais.

Na sequência, o público presenciou uma apresentação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, que executou canções contemporâneas e natalinas. A Banda surpreendeu a todos, assumindo diferentes formas durante seu deslocamento, como árvore de Natal e âncora, que puderam ser vistas do alto, por meio de um telão. Simultaneamente, foi realizada as exposições “A Marinha no Planalto Central”, “A Marinha na Antártica” e “Amazônia Azul”, com exibição de maquetes de embarcações militares, motocicletas do Corpo de Fuzileiros Navais, uniformes militares e painéis informativos.

Prestigiaram a cerimônia alunos do Colégio Militar Dom Pedro II, do Colégio Militar Tiradentes, do Grêmio Naval do Colégio Militar de Brasília, do Centro de Ensino Fundamental Santos Dumont, do Colégio La Salle de Águas Claras, jovens dos Grupos de Escoteiros RK 58º e Mar Corsários do Cerrado, e da Guarda Mirim Social de Brasília. Também participaram do evento crianças atendidas pelo Programa Forças no Esporte (Profesp) do GptFNB, e integrantes do Clube da Terceira Idade do Varjão do Rotary Club Brasília Centenário.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter