Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar dá início ao projeto preservação digital

A Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM) deu o ponta pé inicial para que o projeto de digitalização do acervo histórico da Secretaria saísse do papel.

A inovação, que está caminhando lado a lado com as diretrizes do plano do Governo Federal em digitalizar documentos e serviços, visa promover a organização, modernização e disseminação dos documentos históricos da SECIRM, por meio do seu Arquivo Técnico.

Para que o projeto fosse viável, foi adquirido equipamento para digitalização e software para escanear. Os arquivos gerados são armazenados na SECIRM onde há a preocupação em resguardá-los para as futuras gerações, bem como conservar e restaurar os documentos que estão se deteriorando pela ação do tempo.
 

1ª INFOCIRM Ata da 1ª CIRM

A digitalização do acervo proporciona o amplo acesso à informação contida nos documentos por vários usuários em diferentes localidades e restringe o manuseio dos originais. O processo está sendo executado desde outubro de 2018 e, de lá para cá, foram digitalizadas até o momento 13.030 folhas.

Dentre esses, são destaques os arquivos completos dos documentos do ProArquipélago, PROANTAR e CIRM. A digitalização surge da necessidade de atender melhor à Marinha do Brasil e à sociedade civil e de trazer para a prática o melhor do mundo digital, oferecendo mais eficiência na busca por informações, otimizando os recursos e contribuindo para uma melhor da gestão.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter