16 de Agosto, 2019 - 10:40 ( Brasília )

Corveta “Barroso” suspende para Missão no Líbano


A Corveta “Barroso” partiu da Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ), no dia 4 de agosto, para integrar a Força-Tarefa Marítima (FTM) da Força Interina das Nações Unidas do Líbano (UNIFIL).

O navio fará escalas logísticas nos portos de Natal-RN, Funchal-POR e Toulon-FRA antes de atracar em Beirute, no Líbano, dia 7 de setembro. No dia 15, do mesmo mês, será realizada a cerimônia de transferência do capitânia ou Handover, como é conhecida.

A Fragata “União”, Capitânia da FTM-UNIFIL desde março, passará a missão para a Corveta “Barroso”. A UNIFIL foi criada pela Organização das Nações Unidas em 1978 e conta, atualmente, com a participação de diversos países, incluindo o Brasil, e com aproximadamente 12 mil militares e policiais, além de funcionários civis.

No dia 29 de setembro de 2011, a Marinha do Brasil foi autorizada, pelo Congresso Nacional, a enviar um navio para integrar a FTM da UNIFIL. A presença do navio brasileiro naquela região contribui para a garantia da paz e da segurança nas águas territoriais libanesas.



ÚLTIMAS

MAIS LIDAS