27 de Maio, 2019 - 14:50 ( Brasília )

Marinha do Brasil conclui Operação “Caribex” 2019


Foi realizada, no período de 8 de abril a 20 de maio, a Operação “Caribex” 2019, na área marítima compreendida entre Belém-PA e os mares territoriais do Suriname, Trinidad e Tobago, Curaçao, Granada, Guiana e Guiana Francesa.

A operação teve como objetivo realizar intercâmbios com as marinhas amigas e exercícios de caráter militar como manobras táticas, controle de avarias, fainas marinheiras, ações de visita e inspeção e comunicações por holofote e bandeiras, a fim de aprimorar o adestramento das tripulações dos meios navais distritais.

Para a missão, foi composto um grupo-tarefa, sob o Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, sendo empregados: 128 militares e os Navios Patrulha(NPa) “Bracuí” e “Guanabara”, subordinados ao Comando do 4º Distrito Naval, e “Guaíba”, do Comando do 3º Distrito Naval.

Dentre os principais eventos, destacou-se a troca de experiências entre militares da Marinha do Suriname e do Brasil. Na ocasião, foi conduzido um exercício de Grupo de Visita e Inspeção com abordagem simulada no NPa “Guanabara”.

No treinamento, houve a possibilidade de verificar os procedimentos e as técnicas adotadas pela Marinha do Brasil e do Suriname. Durante a Operação, os navios visitaram os portos de Paramaribo-Suriname, Port of Spain-Trindad e Tobago, Willemstad-Curaçao, Saint George’s-Granada, Georgetown-Guiana e Caiena-Guiana Francesa.

Neles ocorreram cerimônias de recepção às autoridades civis e militares locais e diplomáticas e visitações públicas, que contaram com a presença da comunidade brasileira dos países visitados.