25 de Abril, 2019 - 11:00 ( Brasília )

Fragata “Liberal” regressa de missão de paz no Líbano


A Fragata “Liberal” regressou a sua sede, no Rio de Janeiro, após capitanear a Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL), no período de 15 de setembro de 2018 a 15 de março deste ano.

O navio atracou no dia 20 de abril, na Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ), e a tripulação foi recebida por familiares e amigos. Após cumprir escalas logísticas nos portos de Natal-RN, Las Palmas-Espanha e Toulon-França, o navio aportou em Beirute-Líbano, em 8 de setembro de 2018, e substituiu a Fragata “Independência” como capitânia da FTM-UNIFIL, no dia 15 setembro de 2018.

No regresso ao Rio de Janeiro, a Fragata “Liberal” realizou escalas nos portos de Valência-Espanha, Las Palmas-Espanha e Natal-RN. A missão UNIFIL foi criada pela Organização das Nações Unidas, em 1978, e seu componente marítimo – a FTM, em 2006, com as tarefas de impedir a entrada de armas e materiais correlatos em território libanês e prestar apoio para o desenvolvimento da Marinha do Líbano em relação ao treinamento de seu pessoal, para que esta seja capaz de controlar suas águas territoriais no futuro.

Além de cumprir com êxito a missão de Capitanear da FTM-UNFIL, a Fragata “Liberal” socorreu, na manhã do dia 11 de outubro de 2018, 31 refugiados de um barco à deriva a 41 milhas náuticas (75,9 quilômetros) da Costa do Líbano. Os socorridos eram refugiados sírios que tentavam chegar ao Chipre.



ÚLTIMAS

MAIS LIDAS