MB – POLÍTICA NAVAL

Ministério da Defesa

Comando da Marinha do Brasil

POLÍTICA NAVAL

 

MENSAGEM DO COMANDANTE DA MARINHA

 

O mar sempre esteve presente na História do Brasil. Pelo mar fomos descobertos e nos fizemos Estado. A partir do mar e dos rios, consolidamos nossa independência e fixamos nossas fronteiras, o que garante, até os dias atuais, a integridade do nosso território.

Também foi nos mares que defendemos a Pátria das mais graves agressões à soberania nacional. Em suma, nosso País continental guarda relação inseparável com os espaços oceânicos e ribeirinhos, tanto por sua origem, como por disporem de imensas riquezas que, seguramente, serão cada vez mais importantes para nossa sobrevivência e prosperidade.

O Brasil, devido à situação socioeconômica, extensão territorial, espaços oceânicos e suas Linhas de Comunicação Marítimas (LCM) de interesse, atua na comunidade internacional como ator global. Possuidor de imensos recursos naturais, inclusive no leito e no subsolo marinho sob jurisdição brasileira, e de uma capacidade tecnológica e industrial em processo de avanço, o País tem elevado potencial para ampliar sua projeção internacional, a qual pode propiciar eventuais conflitos de interesses.

O dimensionamento da Marinha do Brasil (MB) deve guardar compatibilidade com a importância da inserção político-estratégica do País no cenário internacional, em vista de sua grandeza econômica e influência regional, a qual deve ser igualmente percebida e ratificada pela sociedade. Assim, a MB deve possuir Poder Naval crível, que incorpore múltiplas capacidades operacionais e que seja flexível em sua configuração, de modo que a Força possa ser moderna, aprestada e motivada, com alto grau de independência tecnológica.

A Política Naval tem o propósito de estabelecer os Objetivos Navais, que devem ser alcançados pela MB, orienta seu planejamento estratégico, sendo formulada em um ambiente onde estão presentes fatores que, ao influenciar sua concepção, serão determinantes para uma coerência com a realidade.

 

Almirante-de-Esquadra ILQUES BARBOSA JUNIOR

Marinha do Brasil – Politic… by on Scribd

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter