30 de Janeiro, 2018 - 11:25 ( Brasília )

Conselheiro Militar da Missão Permanente do Brasil junto à ONU visita a FTM-UNIFIL no Líbano


Nos dias 23 e 24 de janeiro, o Conselheiro Militar da Missão Permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas (ONU), General de Exército Gerson Menandro Garcia de Freitas, visitou a Força-Tarefa Marítima (FTM) da UNIFIL, no Líbano.

Durante o encontro, o Comandante da FTM, Contra-Almirante Sergio Fernando de Amaral Chaves Junior, apresentou aspectos importantes referentes à participação da Marinha do Brasil na Missão de Paz. Enfatizou, ainda, as capacidades operacionais da Corveta “Barroso”, atual Navio Capitânia da FTM, que foi projetado e construído no Brasil.

Em 23 de janeiro, o General Menandro visitou o Quartel-General da UNIFIL em Naqoura, e lá se dirigiu aos oficiais da Marinha do Brasil que estavam na base. Na ocasião, também encontrou o UNIFIL Head of Mission and Force Commander, Major General Michael Beary, para discutir assuntos referentes à participação brasileira na missão.

No dia 24, o General Menandro teve a oportunidade de falar com parte da tripulação da Corveta “Barroso” e explicar o trabalho desenvolvido pela Missão Permanente do Brasil junto à ONU. O General ressaltou a importância que o Comando da FTM traz para o Brasil em virtude do sucesso alcançado por essa Força Naval, que tem contribuído para a retomada do crescimento econômico no Líbano a partir de um ambiente marítimo seguro e estável.

A FTM-UNIFIL é a única Força Naval componente de Missão de Paz da ONU e foi criada em 2006 por solicitação do governo libanês. Sob o Comando da Marinha Brasileira desde 2011, a FTM tem como missão executar operações de interdição marítima, a fim de coibir a entrada de ilícitos em território libanês e auxiliar no treinamento dos militares da Marinha.


Comandante da Corveta “Barroso”, Capitão de Fragata Ávila, apresenta o Centro de Operações de Combate (COC) ao General Menandro