29 de Janeiro, 2018 - 09:50 ( Brasília )

Turma do CAAVO-2016 inicia instrução prática de voo


Em janeiro, foram realizados, no 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução (EsqdHI-1), os eventos referentes à chegada da Turma do Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais 2016 (CAAVO-2016), para realização da instrução prática de voo.

No dia 10, os oficiais-alunos foram recepcionados no EsqdHI-1, receberam material de uso diário e conheceram a rotina de bordo, além de ouvirem as palavras de boas-vindas do Comandante do Esquadrão, Capitão de Fragata José Fabio Carneiro da Silva.

No dia 11, em evento na Praça D’Armas do , conheceram seus pais de Aviação, que são os instrutores responsáveis pelos primeiros voos. No dia 22, teve início a instrução prática de voo para a turma, com o início do “estágio alfa”, no qual os oficiais-alunos aprenderão as manobras básicas da aeronave, como pouso e decolagem, voo librado e manobras de solo.

Grupamento de Patrulha Naval do Norte embarca praticantes da EFOMM para Estágio de Instrução


No período de dezembro de 2017 a janeiro de 2018, foi realizado o Estágio de Instrução dos Praticantes da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), a bordo dos navios subordinados ao Grupamento de Patrulha Naval do Norte.

A experiência teve como objetivo complementar a instrução do Serviço Militar Inicial, após a formatura no Centro de Instrução Braz de Aguiar. Durante o estágio, os praticantes puderam acompanhar a rotina de bordo e participaram de adestramentos internos sobre navegação e manuseio dos diversos equipamentos do passadiço.

Na oportunidade, os alunos puderam se familiarizar com fainas marinheiras no convés e com os procedimentos de funcionamento das máquinas principais e auxiliares dos navios.