04 de Julho, 2017 - 10:00 ( Brasília )

Corveta “Caboclo” realiza expedição PROTRINDADE IV/2017


No período de 23 de maio a 07 de junho, a Corveta “Caboclo”, subordinada ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Leste, realizou a comissão “Expedição Programa de Pesquisas Científicas na Ilha da Trindade (PROTRINDADE IV)”, que teve como propósito prover os meios e o apoio necessários ao transporte, à permanência de pesquisadores e à realização de pesquisas científicas na Ilha da Trindade, no Arquipélago de Martin Vaz e em áreas marítimas adjacentes.

A comissão teve início com a desatracação da “Caboclo” do cais da Base Naval de Aratu, em Salvador (BA), seguido de uma travessia de três dias até seu destino, o Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade, localizado a cerca de 1.170 km de Vitória (ES). Durante o período em que permaneceu fundeada nas proximidades da ilha, a corveta prestou apoio aos pesquisadores no desenvolvimento de pesquisas científicas envolvendo as fauna e flora locais.

O Programa de Pesquisas Científicas na Ilha da Trindade (PROTRINDADE IV) foi criado em abril de 2007, destinado a gerenciar o desenvolvimento de pesquisas científicas, e a possibilitar a obtenção, a sistematização e a divulgação de conhecimentos científicos sobre a região.

Fragata “Constituição” participa do Centenário da 1ª Guerra Mundial

No dia 17 de junho, a Fragata "Constituição" atracou na Base Naval de Brest, na França, para participar das comemorações alusivas ao centenário da 1ª Guerra Mundial.

Dentre os eventos protocolares cumpridos, destacaram-se a visita ao Comandante em Chefe para o Atlântico da Marinha Nacional da França, Vice-Almirante de Esquadra Emmanuel de Oliveira, e a visita ao Gabinete do Prefeito de Brest, François Cuillandre, ambas no dia 21 de junho.

No dia 22 de junho, o comandante do navio, Capitão de Fragata Neyder Camillo de Barros, e uma representação de 28 militares da tripulação participaram da cerimônia militar no monumento erguido pelos norte-americanos, na cidade de Brest, em homenagem ao tão marcante acontecimento na história mundial. Ao final dessa cerimônia, houve um desfile militar.

No dia 23 de junho, foi realizada uma "parada naval" na baía da cidade, com a participação, além da "Constituição", de mais cinco navios de Marinhas amigas: FGS “Lübeck”, da Alemanha, USS “Arlington”, dos Estados Unidos, FS “Primauguet”, da França, LE “James Joyce”, da Irlanda e HMS “Richmond”, do Reino Unido.

No dia 26 de junho a “Constituição” desatracou de Brest, iniciando seu regresso ao Brasil, com paradas logísticas previstas para Las Palmas, na Espanha, e Fortaleza (CE). A previsão de atracação no Rio de Janeiro (RJ) é em 23 de julho, após mais de dois meses em comissão.