08 de Junho, 2017 - 16:10 ( Brasília )

Navio Doca Multipropósito “Bahia” realiza primeiro voo simultâneo


No dia 5 de junho, duas aeronaves UH-15 Super Cougar decolaram simultaneamente, pela primeira vez, dos convoos A e Z do Navio Doca Multipropósito (NDM) “Bahia”.

Os helicópteros atuaram em prol da realização da projeção anfíbia em Itaóca (ES), durante a Operação “Sinal Vermelho”. A nova capacitação do NDM “Bahia” poderá contribuir para a diversidade das operações aéreas desempenhadas pela Força Naval, como foi o caso do transporte de tropas e a retirada dos evacuados, no contexto de uma operação de evacuação de não combatentes.

Dessa forma, a prontidão na atuação simultânea com duas aeronaves, de médio porte, elevou o grau de flexibilidade e versatilidade do navio.


 

NDM “Bahia” realiza transferência de óleo no mar

Por ocasião da Operação “Sinal Vermelho”, o Navio Doca Multipropósito (NDM) “Bahia” realizou, no dia 6 de junho, a transferência de óleo combustível no mar (TOM) para a Fragata “Liberal”. No total, foram transferidos 99.700 litros de óleo combustível, em pouco mais de uma hora.

A realização da transferência demonstra o esforço da tripulação em aumentar as potencialidades de utilização do NDM “Bahia”, atuando como um possível reabastecedor dos demais navios da Esquadra.



Dessa forma, ao operar especialmente em grupo-tarefa, eleva o alcance, a flexibilidade e a capacidade de permanência dos navios na área de operações.

A Esquadra passa a contar, agora, com mais um navio reabastecedor, importante fator de força durante o planejamento e execução das comissões e no adestramento de TOM para os navios subordinados.



Fotos: NOMAR / MB


VEJA MAIS