31 de Agosto, 2011 - 09:42 ( Brasília )

Instituto de Pesquisas da Marinha entrega o Sistema de Controle de Avarias ao NB “Comandante Manhães”


No dia 16 de agosto, o Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM), contratado pela Diretoria de Engenharia Naval (DEN), entregou o Sistema de Controle de Avarias (SCAV) do Navio-Balizador (NB) “Comandante Manhães”, em uma cerimônia realizada em Natal (RN).

Dentro do contexto do projeto de modernização dos Navios-Balizadores, o evento de entrega do SCAV ao NB “Comandante Manhães” contou com a presença do Comandante do 3º Distrito Naval, Vice-Almirante Airton Teixeira Pinho Filho, do Diretor do IPqM, Contra-Almirante (EN) Maurillo Euclides Ferreira da Silva, do Comandante do Serviço de Sinalização Náutica do Nordeste (SSN-3), Capitão-de-Corveta Itamar da Silva dos Santos, e do Comandante do NB “Comandante Manhães”, Capitão-Tenente Leonardo Lopes Pereira da Silva.

Originalmente desenvolvido para o programa de modernização das Fragatas Classe “Niterói”, o SCAV é um sistema de tempo real e tem o propósito de permitir a troca de informações entre uma Central de Controle de Avarias e seus reparos, fornecer apoio para uma rápida tomada de decisão do Comando, monitorar e visualizar situações de avaria e permitir a atuação de equipamentos localizados em diversos compartimentos do navio.

Com o domínio da tecnologia envolvida no desenvolvimento do SCAV, o IPqM pode customizar o Sistema para ser utilizado em qualquer classe de navio, bem como em instalações industriais e prediais. Como parte do Apoio Logístico Integrado, foram ministrados cursos de operação e de manutenção para a tripulação do navio e entregues os manuais de manutenção e de instalação do sistema.

Também foi entregue uma unidade de manutenção, composta de um console de adestramento e de uma unidade de configuração/testes das placas de aquisição de dados de sensores, para o Grupo de Reparos de Eletrônica e Armamento (GRETARM) da Base Naval de Natal (BNN).

FONTE: NOMAR