Força de Submarinos realiza I Workshop Operativo do Torpedo MK-48

O I Workshop Operativo do Torpedo MK-48, coordenado pela Força de Submarinos, foi realizado, no dia 21 de fevereiro, no Auditório do Centro Hiperbárico, do Centro de Instrução e Adestramento Almirante Áttila Monteiro Aché. O objetivo do evento foi ampliar conhecimentos sobre o funcionamento e emprego do torpedo MK-48 pelos submarinos brasileiros.

Durante o evento, foram debatidos diversos temas com representantes da Força de Submarinos e, também, da Diretoria de Gestão de Programas Estratégicos da Marinha; do Comando-em-Chefe da Esquadra; do Instituto de Pesquisa da Marinha; do Centro de Análises de Sistemas Navais; do Centro de Apoio a Sistemas Operativos e Centro de Mísseis e Armas Submarinas da Marinha. Entre os assuntos mais importantes destacam-se: o histórico de desenvolvimento do MK-48 e a descrição de sua estrutura; seguranças no manuseio do propelente “Otto Fuel II” e seguranças presentes durante o lançamento; bem como conhecimentos sobre as configurações da arma e seu emprego tático. Ao final, foi discutida a criação de um cenário para um futuro exercício de lançamento.

Para o encarregado da Escola de Submarinos, organizador e palestrante do seminário, Capitão de Corveta Felipe Bittencourt Alves, o objetivo do evento foi alcançado, pois todos os participantes obtiveram o entendimento requerido sobre o MK 48 e suas particularidades. “Adicionalmente, a presença de representantes de organizações militares do setor técnico possibilitou a disseminação de conhecimentos importantes sobre as reconstruções dos exercícios envolvendo o torpedo e outras demandas para aperfeiçoamento de adestramentos futuros”, acrescentou.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter