24 de Fevereiro, 2017 - 11:00 ( Brasília )

Marinha do Brasil finaliza Operação “ADEREX I”


Após oito dias de muitos adestramentos e aprendizados, chegou ao fim, no dia 22 de fevereiro, a Operação “ADEREX I” 2017. O último exercício realizado foi o de transferência de carga leve sob ameaça aérea, entre as Fragatas “Constituição” e “Rademaker”.

Nos últimos dias de comissão foram realizados, ainda, exercícios de vertical replenishment (quando não existe a possibilidade de a carga ser transportada dentro da aeronave, tendo ela que ser movimentada externamente, como por exemplo, líquidos inflamáveis) e transferência de carga leve e light line noturnos, aproximação entre navios para transferência de carga ou correspondência.

No dia 21 de fevereiro, diversos exercícios foram realizados, entre eles: ação de presença na bacia petrolífera de Santos; leap frog quando os navios se aproximam um do outro, paralelamente; cerimonial à bandeira; e, à noite, com todas as embarcações do Grupo-Tarefa (GT), tiro anti-aéreo sobre granada iluminativa (GIL), com canhões de 4.5” e 40mm; e metralhadora de 20mm. A atividade teve como propósito avaliar o desempenho das equipes dos navios no emprego desses tipos de armamentos.