19 de Janeiro, 2017 - 01:50 ( Brasília )

DGMM - Assume AlmEsq Cairoli




No dia 10 de janeiro, foi realizada, no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, a cerimônia de Transmissão do Cargo de Diretor-Geral do Material da Marinha, presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira.

Na ocasião, o Almirante-de-Esquadra Luiz Guilherme Sá de Gusmão passou o cargo para o Almirante-de-Esquadra Luiz Henrique Caroli.


Almirante-de-Esquadra Luiz Henrique Caroli        

Natural do Rio de Janeiro, o Almirante Luiz Henrique Caroli, ingressou na Marinha do Brasil emmarço de 1973, e chegou ao atual posto em março de 2016. Possui diversos cursos de carreira, o último foi o Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE) da Escola Superior de Guerra.
   

Comandou o Navio Varredor “Atalaia”, o Navio Patrulha Fluvial “Pedro Teixeira”, o Navio-Aeródromo “São Paulo”, o Centro de Adestramento “Almirante Marques de Leão”, a 2ª Divisão da Esquadra, o 2º Distrito Naval e o 1º Distrito Naval, além de atuar como Subchefe de Operações da Chefia de Operações Conjuntas do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas no Ministério da Defesa e como Chefe de Logística do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas. Comandou, também, a Força-Tarefa Marítima (FTM) da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL), primeira e única força naval a integrar uma missão de manutenção de paz das Nações Unidas.   

Entre as condecorações, destacam-se: Ordem do Mérito da Defesa – Grande Oficial, Ordem do Mérito Naval – Grande Oficial, Medalha da Ordem do Mérito Militar – Comendador, Ordem do Mérito Aeronáutico – Grande Oficial, Medalha da Ordem do Mérito Judiciário Militar – Alta Distinção, Medalha Militar Passador Platina - 4 Decênio, Medalha Mérito Tamandaré, Medalha Mérito Marinheiro - 4 Âncoras, Medalha da UNIFIL e a Medalha da Ordem Nacional do Cedro - Líbano
           
À frente da Diretoria-Geral do Material da Marinha, o Almirante coordenará as atividades relacionadas com o material e a tecnologia da informação da Marinha, exercendo a supervisão dos estudos para a formulação de diretrizes concernentes à produção, manutenção, desenvolvimento e pesquisas do material que lhe está afeto; como também, os projetos, a construção, a aquisição, a manutenção e os reparos de navios, aeronaves e equipamentos em geral; além das atividades relativas à Governança de Tecnologia da Informação na Marinha e a supervisão técnica do Sistema de Abastecimento da Marinha.