01 de Novembro, 2016 - 09:30 ( Brasília )

Navios “Macau” e “Araçatuba” realizam exercício de Light-Line


No dia 10 de outubro, o Navio Patrulha “Macau” e o Navio Varredor “Araçatuba” realizaram o exercício de Light-Line, que consiste na passagem de um dispositivo com a finalidade de manter a posição entre os navios, em paralelo, a uma distância determinada, preparando para transferência de carga leve ou óleo no mar.

A operação ocorreu na Baía de Todos os Santos, em Salvador (BA), por ocasião do deslocamento do “Macau” para o Rio de Janeiro (RJ), ao término do seu Período de Docagem Extraordinária, na Base Naval de Aratu, permitindo o incremento do adestramento das tripulações e da capacidade de operação em conjunto com os navios subordinados ao Comando da Força de Minagem e Varredura.

Navio Patrulha “Macau” encerrou Período de Docagem Extraordinária

No dia 7 de outubro, chegou ao fim o Período de Docagem Extraordinária (PDE) do Navio Patrulha “Macau”, realizado na Base Naval de Aratu (BNA), em Salvador (BA), sendo esse o primeiro Período de Manutenção do Navio desde sua incorporação.

Com previsão inicial de dois meses de duração, o PDE ocorreu no período total de 46 dias, no qual o navio conseguiu, com o esforço de sua tripulação e da BNA, realizar todos os reparos previstos, como o tratamento e pintura das obras vivas e dos tanques de armazenamento, inspeção nas buchas das linhas de eixo, reparo dos lemes e revisão das válvulas de fundo.

A realização desse PDE objetiva garantir a disponibilidade e a confiabilidade do meio durante o cumprimento do seu ciclo operativo, permitindo que o navio permaneça, com segurança, fiscalizando e protegendo as águas sob jurisdição brasileira.